quarta-feira, 17 de julho de 2013

MISERICÓRDIA: O QUE É E QUAL A ESSÊNCIA DA MISERICÓRDIA?

SIGNIFICADO DA PALAVRA MISERICÓRDIA

Misericórdia significa olhar para o próximo com o coração. Só assim é possível não julgá-lo e sim compadecer-se da sua dor.

Três palavras formam a MISERICÓRDIA

MISÉRI - miséria - carência

COR - coração

DIA - ponte

Portanto, o coração cria uma ponte com a miséria do próximo para compreendê-lo e, a partir da compaixão, agir em seu favor.

ESSÊNCIA DA MISERICÓRDIA

A misericórdia necessita de três dimensões para que se torne real.

PRIMEIRA DIMENSÃO DA MISERICÓRDIA - A FÉ

Só é misericordioso quem tem fé naquele para quem se dirige a misericórdia. Dizemos que Deus é misericordioso porque tem fé na humanidade. Acredita que somos capazes de assimilar a sua Palavra para sermos novas criaturas

SEGUNDA DIMENSÃO DA MISERICÓRDIA - A ESPERANÇA

Só é misericordioso quem tem esperança naquele a quem dirige a misericórdia. Dizemos que Deus é misericordioso porque tem esperança de que a humanidade transforme seus valores, abandone seus vícios e se torne nova criatura.

TERCEIRA DIMENSÃO DA MISERICÓRDIA - O AMOR

Só é misericordioso quem consegue, a partir da fé e da esperança amar o recebedor da sua misericórdia.

Podemos dizer então, que a misericórdia é a síntese de toda a ação divina. Que Deus é todo poderoso, isso ninguém pode negar. Não há dúvida de que Deus age em todos os lugares e é totalmente livre para decidir sobre suas ações. Mas isso não o tornaria o Deus do Amor caso não fosse misericordioso.

A Misericórdia é que torna Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo a Trindade que age sempre em favor da humanidade, independente do que fazemos ou somos.

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5 : 8)

DINÂMICA DA MISERICÓRDIA NAS RELAÇÕES HUMANAS

Vivemos tempos conturbados nas relações humanas. Violência dentro das casas, nas ruas, nas escolas...

Todas estas realidades podem nos tirar a fé e a esperança na humanidade. Pode ser esta a razão de muitos terem desejado o fim de tudo no final de 2012 e até terem realizado filmes e previsões sobre a catástrofe humana.

Também a falta de pessoas que se disponham a ir além dos próprios interesses para agir voluntariamente em proveito do próximo encontra a explicação na ausência da misericórdia.

Nas famílias, base da composição social (célula mãe) - a misericórdia é essencial. Não importa o que façam os filhos, eles sempre serão necessitados da misericórdia dos pais. E vice-versa. Pais que se distanciam dos filhos e neles não conseguem despertar o afeto, que só nasce das relações próximas de carinho, necessitarão da misericórdia da prole nos momentos de necessidade.

Também os casais, em suas relações carnais, necessitam da misericórdia. Quando jovens, os encontros amorosos dos casais são ardorosos e frequentes. Porém, a rotina, as preocupações e outras realidades diminuem estes encontros e homem e mulher vão se tornando quase que como irmãos ou até mesmo sócios que definem qual a responsabilidade de cada qual para manter economicamente o lar.

Somente através da misericórdia é que poderão até mesmo no campo sexual manter a satisfação do outro.

Para que tal atitude aconteça é preciso que homem e mulher tenham fé e esperança no outro. Acreditem no potencial de cada um e tenham esperança de que podem viver melhor a cada dia, superando suas dificuldades.

Jesus dá a palavra final sobre a Misericórdia afirmando:

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia"(Mateus 5 : 7)

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9 : 13)

E São Paulo, belissimamente, na carta dos Efésios 2, 4-22, reflete a misericórdia da seguinte forma

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Por Padre Tarcisio Spirandio

Um comentário: